TIPOS DE PROTEÇÃO SOLAR

Oi gente, tudo bem?

Nosso assunto de hoje é sobre alguns elementos que podemos usar para proteger janelas ou aberturas que peguem bastante sol em determinados horários ou o dia todo.

Esses elementos podem ser fixos ou móveis e de diferentes materiais e formas.

Em regiões mais quentes como a nossa essa proteção solar se da quase obrigatória pois o ano todo temos uma incidência solar muito alta.

Temos vários blogs com assuntos relacionados com esse tema, só dar uma olhadinha nos nossos posts relacionados :)

  • Pergolados e Toldos retráteis

Os pergolados são ideais para fachadas Norte e Sul onde o sol está mais alto. Como as pérgolas são brises horizontais eles são mais eficientes nessas fachadas do que nas fachadas de sol baixo.

Existe uma infinidade de modelos, os mais comuns são os de ripas de madeira pouco espaçados de até uns 20 cm entre uma ripa e outra para proporcionar um maior sombreamento. Em algumas situações são usados também alguns tipos de coberturas nesses pergolados, elas podem ser de policarbonato, esteiras, tecidos, essas podendo ser retrateis ou não e até usadas vegetações do tipo trepadeiras.

Os toldos móveis também ajudam na hora de proteger do sol mais baixo. Por serem retrateis eles são usados apenas quando necessário, assim não acaba interferindo no visual. 

Usar do pergolado e do toldo juntos deixa bem mais eficiente essa proteção contra o sol diretamente. Veja nas imagens abaixo, referência nas imagens.

 

  • Vegetação

Talvez esse seja um dos maiores aliados na hora de proteger algo do sol, as árvores nos proporcionam sombra, conforto e ventilação. Elas devem ser plantadas de forma estratégica para que proporcione sombra quase que no ano inteiro nas áreas desejadas.

Árvores de copa larga e porte de médio a alto são as ideais já que essas proporcionam maior sombreamento. Plante também árvores que sejam nativas da sua região assim você garante que ela não sofrerá com as mudanças climáticas.

Temos um post falando sobre a vegetação no lote, clique aqui. Veja nas imagens abaixo.

 

  • Cobogós

Esse é um dos mais usados e de maior vantagem a ser usar, ele nos permite sombra, iluminação e ventilação, além é claro da parte estética, pois existem uma infinidade de modelos e cores. Os cobogós nos permitem uma maior flexibilidade pois podem ser em áreas externas e internas em diferentes tamanhos. Temos um blog falando especialmente sobre eles, clique aqui.

 

  • Brises móveis e fixos

Esses modelos de proteção solar são os de maior diversidade, pois dão a liberdade para que qualquer elemento que funcione como barreira solar seja chamado de brise, podendo estes estarem na horizontal e na vertical. Os cobogós podem ser considerados um tipo de brise. 

Os brises móveis permitem que as pessoas possam mudá-los de lugar conforme a direção do sol, permitindo assim proteger do sol o dia inteiro e permitindo a visibilidade, além de deixar a fachada sempre em movimento com a brincadeira dos brises em posições diferentes.

Os brises fixos não permitem essa dinâmica mas são bastante eficazes se for pensado de forma correta, esses brises também permitem que se coloque vegetação do tipo trepadeira sobre eles, o que proporcionada mais sombra e deixa com aquela aparência de conforto que só a vegetação nos dá. Veja nas imagens abaixo.

 

Brises móveis

 Brise fixo

Esses elementos de proteção solar andavam meio esquecidos pelas pessoas e pelos projetistas mas eles vem conquistando seu espaço novamente. A moda dos paredões de vidro sem proteção solar nenhuma virou febre né? Só não podemos esquecer que essas paredes envidraçadas quando implantadas na região em que moramos funciona como estufa.

Aqui na Perelopes somos completamente a favor de uma arquitetura voltada ao clima, que seja confortável e bonita. Podendo utilizar dos elementos de proteção solar de diversas formas e em diferentes situações.

 

 

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos viver.

 

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.  

 

Obrigado!

Equipe Perelopes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

TIPOS DE PROTEÇÃO SOLAR

May 23, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 23, 2017

Please reload

Arquivo