"TELHADO APARENTE OU PLATIBANDA"

Como todos já sabem, existe uma infinidade de modelos de telhados que podem ser utilizados na construção e tudo vai depender dos custos, do gosto e do que melhor irá se encaixar em cada obra. Lembrando que essa é uma escolha bastante importante que irá interferir no tempo de execução e na aparência da sua obra.


Outro detalhe importante a ressaltar antes de começarmos, é sobre a lenda de que as coberturas platibanda (telhado escondido), seriam mais modernas que as coberturas com telhado aparente. Isso não é verdade por algumas razões. Primeiramente construções com telhados sem beirais ou escondidos são tão antigas quanto com coberturas aparente, e sem segundo cada telhado atende necessidades acústicas, térmicas, culturais, financeiras, visuais entre várias outras. Portanto o que transformará um telhado ou outro em algo mais contemporâneo é a combinação de todos esse fatores, e não sua aparência lisa ou com beirais.

 

É sempre uma grande dúvida dos cliente, Que telhado devo usar?. Então, nesse post iremos analisar as vantagens e as desvantagens do telhado aparente e da platibanda para facilitar sua escolha na hora de construir.

Créditos nas imagens.

 

                              TELHADO APARENTE                                                                PLATIBANDA      

  • Telhado Aparente

Para uma construção com telhado aparente é normalmente utilizado telhas de barro, telhas de concreto, telhas sanduíche entre outros, sendo as de barro, mais utilizadas por serem relativamente baratas e por favorecer o conforto térmico. Os custos variam em torno da escolha da telha, da estrutura usada na sustentação, na execução dos beirais e na mão de obra . Normalmente esse tipo de cobertura fica mais cara que a de platibanda convencional (telha fibrocimento), devido ao preço das telhas em si ser maior, e a estrutura mais pesada, além de demandar mais tempo na execução.

 

O telhado aparente com beirais apresenta uma grande vantagem sobre a platibanda que é o conforto térmico da construção. O telhado pode ser destacado da construção para permitir passagem de ventos entre a laje e a cobertura, os beirais podem ser maiores e próximos ao solo para  bloquear a entrada de sol direto na construção e auxiliar a proteção na proteção da chuva, além de sua inclinação ajudar na saída de ar superior dos ambientes, permitindo o efeito chaminé dentro da edificação e melhorando o conforto térmico. Vejo nosso blog sobre ventilação.

 

Como resultado podemos ter fachadas assimétricas, simétricas, e destacadas, podendo ser tradicionais e bastante contemporâneas mesmo tendo apenas uma ou duas águas. Veja os exemplos nas imagens abaixo. Créditos nas imagens.

 

  • Platibanda

A opção pela platibanda tem aumentado bastante ultimamente pois acredita-se que o uso da mesma da um “ar” de modernidade a construção, isso não é necessariamente correto já que existe no mercado telhas  que deixam os telhados aparentes tão bonitos e aconchegantes e pelas razões citadas no incio do texto.

 A platibanda é uma pequena parede que tem função de esconder o telhado, resultando em fachadas lisas e limpas. As telhas utilizadas nesse tipo de telhado são geralmente telhas de fibrocimento ou do tipo sanduíche (com proteção térmica embutida, mais cara), possuem no modelo mais simples (fibrocimento) e estruturas de sustentação mais leves, podendo ser de madeira ou metálicas. Como solução para intempéries, as platibandas são feitas para fora o que forma um beiral de proteção da fachada criando um beiral de platibanda. É uma opção bastante adotada para alcançar alguns benefícios do telhado aparente, mas que na grande maioria das vezes fica visualmente não interessante por ficar nesse meio termo entre um tipo de cobertura e outro. Não recomendamos essa solução intermediária. Créditos nas imagens.

 

  • Conclusão

A escolha de qual cobertura vai depender de vários fatores envolvidos na obra. Pode ser por gosto pessoal, por questões funcionais de projeto, por necessidade estética, por conforto térmico, por praticidade e vários outros fatores. Por isso é importante que escolha bem o profissional de sua obra para ter certeza que boa parte do seu dinheiro seja aplicado no telhado que vai suprir todas essas suas necessidades estéticas, visuais, práticas e etc. 

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre esses dois modelos de cobertura bastante utilizados, façam a melhor escolha sempre.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.  

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

TIPOS DE PROTEÇÃO SOLAR

May 23, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 23, 2017

Please reload

Arquivo