Como usar os ventos a seu favor


Sei que a maioria já deve ter ouvido ou lido algo sobre ventilação na arquitetura, o que é ótimo. Então chega mais pois esse texto vai te fazer querer mais desses ventos na sua vida.

Vocês devem estar se perguntando, mas como assim ventilação, isso realmente é importante?? Se surpreenda amigo leitor, isso realmente importa e te digo mais, faz uma diferença maravilhosa na sua casa, no seu trabalho e em qualquer lugar


Ventilação por todos os ambientes. Representação Danny Daudt

Bom, a primeira coisa que você deve se perguntar é, qual a importância da ventilação??? Super importante, simples assim. Vai dizer que nunca entrou em um local e se sentiu presa e sufocada devido ao calor e a falta de ventilação?? Certeza que já.

A ventilação é um dos princípios básicos para uma boa arquitetura, o que permite a troca constante do ar natural e proporciona espaços mais confortáveis, reduzindo assim os gastos com energia elétrica, o que é ótimo.

Agora você deve estar se perguntando, como melhorar a ventilação? A primeira coisa que você deve saber é a direção dos ventos na sua região, nós somos de Palmas no Tocantins, que é uma cidade quente, por isso prezo tanto pela ventilação nos nossos projetos. Aqui em Palmas os ventos vem predominantemente do sudeste, então sempre pensamos em melhores aberturas e ambientes de grande permanência para essa direção, permitindo a passagem de forma facilitada do ar.

Outros meios que interferem diretamente é a topografia do terreno, construções vizinhas, vegetações, assim como os muros fechados (figura abaixo), que funcionam de bloqueio para a entrada dos ventos. E esse é um dos grandes problemas de conforto encontrado na nossa cidade devido a "cultura" de muros altos e fechados por trazerem principalmente a falsa sensação de "segurança" (assunto para outro blog). Só de optar por grades ou por pequenas aberturas nos muros já irá fazer diferença quanto a passagem do ar sem prejudicar a privacidade da edificação em questão.


Muro aberto x Muro fechado. Representação: Danny Daudt

Um dos recentes projetos que fizemos (Casa Gabino Lopes), nos trouxe esse problema do bloqueio da ventilação natural, que nos inspirou a estar escrevendo esse Blog sobre o assunto. Na construção em questão era que devido os muros altos dos vizinhos e a frente da casa voltada para a direção dos ventos estar toda bloqueado por um muro de alvenaria, a residência ficava com seu conforto térmico muito prejudicado pela quase ausência de ventos em uma cidade onde 40º de temperatura é algo rotineiro. Como mostra a imagem abaixo. Repare como a mancha azul mais densa encontra-se predominantemente bloqueada do muro frontal para fora.


Diagrama Casa Gabino Lopes. Perelopes Arquitetura

Uma das dicas mais importantes é que os ventos devem ter por onde entrar e por onde sair, assim permitimos a circulação de ar por dentro dos espaços. Ah, não podemos nos esquecer das árvores, que melhoram consideravelmente o clima, mas isso também é assunto para um próximo post.

Esse projeto abaixo (Projeto Habitação para Universitários) é um bom exemplo de como facilitar a passagem dos ventos através de elementos simples como as grades nos muros e cobogós (tijolos vazados em marrom) em locais estratégicos, que permitem a passagem dos ventos e controla a entrada do sol.


Fachada Habitação para Universitários. Perelopes Arquitetura

Bem, vamos falar melhor sobre algumas dicas de ventilação abaixo:

● VENTILAÇÃO CRUZADA : é quando colocamos aberturas, sejam elas portas ou janelas em lados opostos, fazendo com que os ventos cruzem por todo o espaço, proporcionando ambientes mais ventilados. Assim, se os ventos precisarem mudar de direção procurando a saída de ar, uma maior parte do ambiente será ventilado.


Ventilação Cruzada. Representação Danny Daudt


Diagrama Habitação para Universitários. Perelopes Arquitetura

● EFEITO CHAMINÉ: são aberturas em diferentes níveis , principalmente as aberturas zenitais (aberturas na cobertura), essas aberturas facilitam a retirada do ar quente através dos lanternins, que é um pequeno telhado sobreposto na cumeeira, essa ventilação é potencializada devido a distância que essas aberturas se encontram, quanto mais alto mais ventilado. Para casas com pé direito alto e com bastante desníveis o efeito chaminé se torna mais favorável.



Efeitos Chaminés. Representação Danny Daudt

Nem sempre será possível utilizar de todos os tipos de ventilação, mas pequenas mudanças já fazem toda diferença.

Espero que vocês tenham compreendido melhor sobre a importância de se locar a construção seguindo a direção dos ventos da sua região, pensando sempre em ambientes mais ventilados e confortáveis.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre isso do seu profissional responsável. Qualquer duvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site. O responderemos com prazer.

Obrigado!

#ventilaçãonatural #conforto #arquiteturabioclimática #ventilaçaocruzada #efeitochaminé #perelopes

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon