top of page

COBOGÓS - ELEMENTOS VAZADOS


Oi gente, tudo bem?

Esse particularmente é um assunto que eu adoro falar e adoro colocar nos meus projetos.

Para quem não sabe os cobogós são elementos vazados que permitem a passagem de vento e de iluminação (pouca iluminação) sem que se feche o ambiente por completo, essa luz que entra reflete nos pisos e nas paredes fazendo um jogo de luz e sombra que deixa o ambiente com aspecto mais aconchegante.

Eles podem ser usados nas áreas internas ou externas das edificações, e podem ser de diversos materiais e modelos como mármore, vidro, cerâmica e madeira.

Nesse post vamos mostrar como utilizar os cobogós e como escolher o melhor modelo para sua edificação, podendo ele, ser utilizado de forma a amenizar o clima, usar por estética ou para divisão de ambientes.

  • Cobogós e o clima: Os cobogós mostrados nas imagens abaixo, ajudam na ventilação dentro dos ambientes sem deixar que o sol entre com sua intensidade, proporcionando sombreamento as aberturas. Percebe-se a entrada de luz formando desenhos onde elas tocam, esse tipo de elemento usado dessa forma pede que o ambiente seja mais de passagem do que espaços para se passar longas horas, porque dependendo do horário o sol estará mais quente e entrará com mais intensidade. Mas é uma ótima opção para quem não quer deixar o ambiente com um paredão fechado.

Cobogós e a divisão de ambientes: Outra opção para esses elementos é de usá-los para dividir os ambientes, ou entre cozinhas e áreas de serviço que são muito utilizados em apartamentos, entre salas de jantar e cozinha, salas de estar e jantar e onde mais você preferir, assim você consegue dividir o ambiente e deixá-lo integrado ao mesmo tempo.

  • Cobogós na fachada e por estética: Outra opção super bacana para eles é de se usar nas fachadas e nos muros das edificações, pois assim você consegue mais privacidade para o interior ao mesmo tempo que usa de todos os benefícios já citados acima. Os cobogós marcam a fachada de forma a se tornar o elemento foco da mesma, eles também podem ser usados como elementos estéticos apenas.

  • Cobogós nos grandes corredores: Por último e não menos importante, o meu uso preferido para os cobogós são nos corredores, como ter grandes corredores que muitas vezes são inevitáveis no projeto sem deixar o espaço enclausurado e torná-lo lindo e aconchegante?? Temos dois projetos que usamos exatamente isso, a Casa Melanie e a Casa Goiabeira, vão lá dar um conferida.

Viu só como um elemento pode ser usado para diferentes finalidade, aqui apresentei algumas delas mas sinta-se livre para usar e abusar dessas peças super estilosas e cheias de personalidade. Espero que tenham gostado.

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos viver.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.

Obrigado!

Equipe Perelopes

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page