top of page

ILUMINAÇÃO NATURAL


Oi gente, tudo bem?

Vocês já repararam em como a iluminação natural tem sido bem introduzida nas edificações atuais??

Já repararam também que os tipos de aberturas estão relacionados com o clima da região em que a edificação se localiza??

Então, é exatamente sobre esses tipos de aberturas que iremos falar hoje, priorizando é claro aquelas que podemos usar aqui na nossa região que é bastante quente.

Para quem não sabe a iluminação natural é a que obtemos através do sol, seja ela entrando na edificação pelas janelas, aberturas de telhados, elementos vazados ou qualquer tipo de abertura que facilite a entrada de iluminação para dentro da residência.

Nós aqui da Perelopes sempre tentamos colocar essas aberturas em nossos projetos, já que além de permitir uma casa mais iluminada muitas delas também permite uma maior ventilação, através da saída de ar quente por elas.

 

Aqui nesse post vamos falar sobre a iluminação através de pátios internos, condutores de luz através das pequenas sancas e claraboia lateral que são as que dão mais certo aqui devido ao intenso sol.

  • PÁTIOS INTERNOS: Os pátios são aqueles espaços que costumamos chamar de jardim de inverno ou jardins internos, eles servem para iluminar aqueles ambientes que acabaram se fechando devido aos muros ou a edificações vizinhas mais altas, quando temos essa situação aconselhamos fazer essa abertura para deixar o ambiente muito mais iluminado e ventilado, nele colocamos jardins, espaços para sentar e passar o tempo, permitindo uma maior integração do interior com o exterior.

  • CONDUTORES DE LUZ ATRAVÉS DAS PEQUENAS SANCAS: Essas pequenas aberturas são fachos de luz na horizontal que geralmente são colocadas onde não se tem espaço para aberturas maiores como as janelas, mas que precisam de iluminação. São normalmente colocadas nos cantos das paredes ou os corredores internos que são completamente fechados.

  • CLARABOIA NA LATERAL: Existem diversos modelos e posições de claraboias, as mais conhecidas são aquelas que ficam no meio de grandes ambientes e principalmente ambientes altos que buscam por iluminação em áreas comuns. Já a claraboia nas laterais é mais vantajosa para nosso tipo de clima já que ela não deixa o sol bater diretamente nas nossas cabeças, o sol vem pelas laterais e ilumina principalmente as paredes do ambiente que vão refletir a luz e dependendo do tamanho da abertura e da direção do sol ela pode acabar tocando o chão.

Todas essas formas de iluminação apresentada nesse post podem ser usadas em qualquer tipo de clima, mas como foi dito antes essas são as mais utilizadas para o nosso clima, sendo que não vem como uma iluminação direta para dentro das edificações, o que já é vantagem pra gente.

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos viver.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.

Obrigada!

Equipe Perelopes

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page