top of page

COMO NÓS FAZEMOS SEU PROJETO


Recentemente uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), e o Instituto Datafolha, mostraram que cerca de 80% das pessoas que já construíram ou reformaram no Brasil, o fizeram sem projeto ou o acompanhamento de um profissional na obra. É um dado preocupante e que nos faz pensar que provavelmente quase essa totalidade não sabe de fato o que é e como é feito um projeto de Arquitetura.

Por isso hoje viemos mostrar como fazer um projeto de arquitetura, ou pelo menos como nós fazemos. Esperamos que gostem.


 

1- A primeira etapa é o CONHECIMENTO da causa. Geralmente se inicia quando o cliente nos procura contando o que deseja e o quanto custaria o projeto da edificação desejada, a reforma ou a regularização da mesma. Sempre buscando a forma mais eficiente.

Após isso é marcada uma reunião para conhecer os clientes melhor e ouvir suas necessidades, desejos e limitações. É feita então a visita ao lote para se tirar as características naturais, como a vegetação, direção dos ventos, insolação, inclinação do terreno, vizinhança e possíveis vista que possam valorizar a edificação. Somente depois de colhidas essas informações os cálculos de horas a serem trabalhadas são feitas, para assim saber quanto tempo o arquiteto levará para concluir o projeto.

Logo após, a apresentação da proposta é feita e fechado o contrato os trabalhos serão iniciados se os documentos legais estiverem certos.

2- Já com o contrato assinado e os documentos legais prontos, o grupo no whatsapp é feito. Partimos então para a segunda etapa que é de LEVANTAMENTO DE DADOS. Essa fase se incia com um questionário mais aprofundado com as pessoas que estão participando do projeto. Logo após é feito mais uma visita ao lote para levantar medidas necessárias como a localização de árvores, dimensões reais do lote e qualquer outro elemento que possa interferir na proposta.

3- Com os levantamentos concluídos, modelagem 3D do terreno feita, programa de necessidades e estimativas de áreas em mãos se inicia a terceira etapa. A etapa de ESTUDO PRELIMINAR . Nessa fase é dividida os ambientes da edificação em blocos para dar início aos estudos de forma e distribuição das áreas do lote de acordo com o conforto ambiental, funcionalidade, vegetação, topografia e acessos, chegando então a uma pré distribuição de ambientes e uma forma bruta de estudo. É feito também os diagramas que ilustram como se chegou a proposta e as pesquisas de referências que se encaixam no que é proposto. Após isso é organizado o slide da primeira apresentação de forma didática e apresentado ao cliente com a finalidade de mostrar o andamento do projeto, para ser feitas as mudanças desejadas e partir a diante.

4- Reunião feita e adequações corrigidas, a quarta etapa de ANTE PROJETO se inicia, a que mais demanda tempo e trabalho. Nessa fase os elementos construtivos chegam as medidas finais, com dimensões e tamanhos definidos, materiais aplicados, forma 3D final, renderizações e outros elementos representativos necessários ao entendimento da proposta. É marcado mais uma reunião e apresentado o projeto, para mais uma vez fazer as adequações necessárias e partir pra última etapa.

5- A etapa do PROJETO FINAL é uma das fases mais importantes. Nela são detalhadas tecnicamente as plantas, cortes, elevações, detalhamentos, vistas 3D e quaisquer outros desenhos necessários para a execução da obra, para que não haja necessidade de ligar ao projetista para tirar dúvidas simples. É feito o check list, os desenhos são impressos e uma nova reunião é marcada. Após isso é dada a entrada legal nos órgãos necessários para então mandar o projeto a obra. Com a obra iniciada são feitas visitas a obra regularmente de acordo com o combinado no contrato.

Projetar uma obra desejada a muito tempo não é um trabalho simples e rápido. É de grande responsabilidade, pois cada traço desenhado representa dinheiro investido, e o papel do projeto de arquitetura, além dos valores arquitetônicos, é de garantir que o dinheiro seja investido de maneira mais adequada as suas condições e necessidades, para evitar prejuízos na obra e frustrações antes mesmo de terminar a construção.

Obrigada por ler o post e assista ao vídeo também, curta nossas redes sociais e compartilhe. Espero que tenhamos esclarecido algumas dúvidas e se tiver outros temas que queiram ter mais informações, nos avise.

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page