top of page

"3 MOTIVOS PARA NÃO USAR MUROS FECHADOS"


No post de hoje vamos falar sobre um assunto que divide bastante opiniões: colocar muros fechados ou grades nos limites do lote? O aumento da sensação de insegurança fez com que boa parte das pessoas identifiquem os muros de alvenaria como sendo mais seguros, protegendo as edificações da violência das ruas, certo? ERRADO. Essa ideia de que quanto mais alto forem os muros, mais segurança teremos, vem transformando as formas de morar em diversos lugares, onde as pessoas alimentadas pelo medo das ruas se escondem dentro de suas residências, usando os muros como escudo. Além é claro, de não favorecer a entrada dos ventos para dentro das edificações e de esconder a beleza das fachada das construções que custearam tanto dinheiro e trabalho pra projetar e construir. Vamos falando aos poucos sobre esses três motivos: Segurança, Conforto e estética.

Crédito nas imagens.

  • SEGURANÇA

Esse é o principal ponto a ser discutido. O raciocínio de que os muros fechados irão fornecer mais segurança a sua casa, é o que predomina por toda a cidade, mas que infelizmente é um engano. Dessa forma entregamos de bandeja para criminosos nossa rua, nosso bairro e nossa cidade. Já pensou o quanto os criminosos gostam de ruas assim já que podem fazer o que quiserem sem que ninguém os veja ? Uma rua com fachadas gradeadas dificulta qualquer tipo de atividade ilegal já que cada vizinho é um agente de proteção em potencial e imprevisível para o criminoso.

Alem de deixar nossas ruas feias e sem vida (os condomínios fechados sabem disso e por isso proíbem muro frontal), ao murar de forma opaca a fachada frontal da sua casa, você acaba deixando sua rua e sua cidade cada vez mais insegura na tentativa de se sentir mais seguro.

Outro ponto importante: murar sua casa a torna mais atraente aos bandidos. Sim, imagine hipoteticamente (claro! kk) que está planejando assaltar uma casa. Iria preferir assaltar a casa com o muro alto e fechado que ninguém consegue visualizar da rua, ou iria preferir assaltar a casa com grade e vidros que te deixam vulnerável a qualquer transeunte ?

E para concluir esse ponto, não importa o quão alto suba seu muro, mesmo indo contra nosso código de obras, o bandido que quer entrar em sua casa, entra junto com você pelo portão.

Mas se você ainda prefere utilizar dos muros fechados por se sentir com mais privacidade, existem diversos materiais que te permitem ver quem está passando em frente a sua casa, e ainda mantém sua privacidade e conforto. Dentre esses materiais que podem ser utilizados estão os tijolos furados, grades, madeiras e outros que podem ser combinados com pedras, muros verdes, e outras opções que vão influenciar na estética e no custo da obra.

Vamos falar sobre algo importante pra nossa cidade agora. Conforto Térmico

Crédito nas imagens.

  • CONFORTO

As edificações que fazem uso das grades facilitam a passagem dos ventos para dentro do lote o que proporciona ambientes mais arejados, diferentemente de edificações muradas que se tornam uma barreira para os ventos, leia nosso post sobre ventilação, lá falamos um pouco mais sobre como melhorar a ventilação dentro das edificações. Existem diversos modelos de grades e elementos arquitetônicos que vão ajudar na ventilação.

Assim como falamos no post sobre ventilação citado a cima, a cultura dos muros altos e fechados estão prejudicando de forma seria o conforto ambiental em várias residencias da nossa cidade (que já é quente o bastante), por bloquearem de frente a entrada dos ventos. Alguns moradores percebem isso ao abrirem o portão e sentirem a corrente de ar que parecia não existir entrando.

Crédito nas imagens.

  • ESTÉTICA

Existem diversos materiais que podem valorizar seus muros, sejam eles todo aberto ou semi aberto. É notório que os muros que utilizam das grades e de alguns elementos arquitetônicos como os cobogós, ripas espaçadas acabam valorizando também o interior (com tanto dinheiro investido), dando destaque a fachada da edificação que muitas vezes fica escondida devido aos muros fechados e sua beleza não é vista por fora. Vamos abrir uma exceção para os muros que utilizam do vidro, esses não ajudam no conforto mas tem a mesma função da grade quanto a segurança e a estética.

Como citamos anteriormente, os condomínios fechados tem consciência de que fachadas visíveis valorizam a rua e a edificação, e por essa razão proíbem a utilização de qualquer tipo de elemento nos limites frontais dos lotes. Mesmo com todos os problemas urbanísticos que os condomínios trazem para a cidade, não podemos negar o quão mais agradável é andar em uma rua mais humana como a deles do que uma fechada como as da nossa cidade.

Crédito nas imagens.

Lembrando sempre que as mudanças devem ser do gosto do cliente, então se você ainda prefere muros fechados, lembre-se que existe uma infinidade de opções que possam te ajudar a se sentir seguro, confortável sem se sentir preso. Muros com aberturas ou que mesclam partes fechadas em áreas especificas e abertas com grades ou cobogós em áreas de menor uso também devem ser uma opção. Para isso contate um profissional da área para te ajudar.

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos para viver.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.

Obrigado!

Danielly Daudt - Equipe Perelopes

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page