CONCURSO
SEDE CAU - TO
Arq. Renato Perelopes
Arq. Danielly Daudt
O edifício está localizado na ponta mais bonita do campus. Lote mais alto, tem uma linda paisagem de mata/cidade/campus na sua face com menos insolação, uma área residencial a oeste, e toda a UFJF a Norte e Leste. É fundamental que o edifício integre, seja intrigante, e chame todo o campus para conhecer sua arquitetura e potenciais.
Para alcançar esse objetivo a palavra integração foi ordem. Utilizamos da circulação térrea fluída e livre, mas principalmente da vista e fachada sul com grande potencial.
Primeiro passo para uma boa integração com o entorno, é ter um térreo se comunique bem com ele, levando o usuário de fora para dentro da construção sem que ele sinta drasticamente a transição. Junto a isso mantivemos no térreo apenas os ambientes cuja interação com nível térreo é fundamental como wc’s, elevadores, escadas, comércios, auditório que tem acessos dentro e fora da edificação, e apoios aos funcionários que trabalham na manutenção do prédio. O resultado é um espaço com bastante verde, iluminação natural e ventilação, espaços livres para apresentações, exposições e lazer, além de ir aos poucos dando frestas da vista e do verde que poderão apreciar com certo privilégio nos andares superiores.
Nos andares superiores o usuário tem a oportunidade de ficar na linha na copa das primeiras árvores da mata ao sul, e pode começar a admirar cada vez mais a paisagem que vai se abrindo enquanto sobe mais um andar. Nos pavimentos superiores a ideia era permitir ao máximo que a sensação que a edificação está avançando sobre a copa das árvores.
Não queríamos ter a vista apreciada apenas por usuários das salas, mas também por qualquer um que passe pelas passarelas, ou que se dirija as áreas de lazer/estudo que literalmente se lançam sobre a paisagem com acabamento em eco madeira que melhora mais a integração.
O resultado como pode ser visto nas a frente, é uma edificação leve de estrutura mista, bem ventilada e com vasta iluminação natural, cuja arquitetura se lança sobre o que o lote tem de melhor, a Paisagem. Se olhar pela fachada sul, é quase como uma asa delta pronta para alçar voo sobe o vale.
Ano: 2018
Local: Palmas Tocantins
Projetistas: Renato Perelopes e Danielly Daudt
Área Construída: 7559,24 m² divididos em 6 pavimentos