top of page

Dicas para reduzir ventos fortes e poeira dentro de casa


Em algumas épocas do ano, no período mais seco, sofremos bastante com os ventos e a poeira que mutas vezes é trazida por ele. Aqui na minha cidade em Palmas - Tocantins os ventos começam aproximadamente no mês de junho e vão até o mês de setembro, com ventos no período da manhã que se estende até meio dia. Em alguns pontos da cidade os ventos são mais fortes e intensos, pelo fato de não ter barreiras para amenizá-los, como as casas nas proximidades da serra ou em loteamentos mais distantes da cidade, onde ainda tem poucas edificações. Se você se interessou pelo assunto e quer saber o que fazer para diminuir a entrada dos ventos e da poeira na sua edificação , leia esse post.

Só lembrando que temos um post relacionado ao assunto, caso você ainda não tenha lido, leia sobre Ventilação cruzada e Como usar os ventos a seu favor.

  • PRIMEIRA DICA: Para quem está sempre por aqui no nosso blog já deve estar cansado de ouvir que sempre falamos da importância de se conhecer de onde vem os ventos na sua cidade, e para essa primeira dica é fundamental que você saiba. Uma dica simples de se amenizar é com o uso de vegetações entre o muro e a edificação, de preferência uma árvore de médio a grande porte que irá funcionar como um filtro, reduzindo a quantidade de vento e poeira na edificação. Falamos mais aprofundado sobre isso no nosso último post aqui.

  • SEGUNDA DICA: Você sabia que as esquadrias que são utilizadas nas portas e janelas influenciam bastante na quantidade de ventos e poeira que vão entrar na edificação, além também de abafar os barulhos vindos do lado de fora?? Então dentre as mais utilizadas temos as esquadrias de alumínio e vidro temperado (blindex) que são de baixo custo, mas apresentam baixo isolamento acústico e não impedem a passagem dos ventos por completo. Já as esquadrias de PVC (são mais caras) pois não permitem a entrada dos ventos, poeira e água, além de ser termoacústica. Então vale a pena investir em esquadrias com um custo mais elevado para não sofrer no futuro.

Esquadrias de vidro temperado

Esquadria de alumínio

Esquadria de PVC

  • TERCEIRA DICA: Quem ai nunca ouviu falar dos brises?? os brises são elementos arquitetônicos muito utilizados para bloquear o sol, mas auxiliam também no controle da passagem dos ventos já que esses podem ser móveis, fixos, abertos, fechados entre outros. Em áreas abertas por exemplo, a utilização de brises pode auxiliar na melhor utilização dessa área, sendo usados conforme a necessidade do local. Se você tem uma área de lazer que pega sol e ventos em apenas um período do dia, os brises móveis podem ajudar como barreira de parte deses ventos e sol no pior período e podem ser retirados no período de menor insolação e ventilação.

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos para viver.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.

Obrigado!

Equipe Perelopes

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page