Buscar

DICA SIMPLES PARA REAPROVEITAR ÁGUA DA CHUVA (minicisterna)


Quem aí reparou que sua conta de água veio mais cara nesses últimos meses?

Vamos falar aqui hoje sobre os reservatórios de água da chuva, e assim vamos mostrar como você pode reaproveitar a água para utilizar no seu dia a dia em casa, sendo possível diminuir a conta de água em até 50%.

Em residências a coleta de água da chuva pode ser feita de maneira bem simples por meio de reservatórios ou se ela estiver em construção você pode desenvolver um sistema de captação de água da chuva mais completo e eficaz.

Os barris podem ser comprados prontos pela internet ou em lojas de construções ou até mesmo ser feito em casa, existem sites e vídeos explicando como elas funcionam e como fazer.

Lembrando que todas as imagens aqui utilizadas não são de nossa autoria. Fonte na imagem.


  • COMO CAPTAR E ARMAZENAR

Para captar a água da chuva é feita uma instalação de tubos junto a calha do telhado, de modo que, quando estiver chovendo essa água que cai na calha vai toda para os tubos e será levada aos tanques e cisternas. Mas lembre-se de manter as calhas sempre limpas para evitar água contaminada.

  • COMO É FEITA A LIMPEZA

Após armazenagem é necessário ser feito a limpeza antes da utilização da água, essa limpeza é feita por meio de filtros, estilo peneiras que vão impedir a passagem de folhas, pedras ou qualquer tipo de resíduos indesejados, esse filtro fica no próprio reservatório.

  • COMO E ONDE UTILIZAR

Essa água armazenada poderá ser utilizada para a lavagem de pisos, calçadas, janelas, irrigação de plantas, lavagem de carros, entre outros. Mas lembre-se que por não ser uma água potável ela não é completamente limpa de impurezas e por isso não é utilizada para beber, lavar roupas e tomar banho.

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos viver.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.

Obrigado!

Equipe Perelopes

#perelopesarquitetura #arquiteturabioclimática #sustentabilidade #conforto #palmas #site #aguadachuva #reaproveitar #minicisterna