Buscar

COMO APROVEITAR MELHOR OS RECUOS DO SEU LOTE


Oi gente, tudo bom??

Sabe aquela casa que foi construída pegando exatamente os limites do afastamento obrigatório?? e por consequência criam aqueles corredores sem muita utilidade nas laterais que muitas vezes acabam virando locais de entulhos?? Então, nesse post vamos te mostrar algumas ideias que podem ser feitas nesses corredores para criar um espaço de vivência e integração a sua casa.


Vou explicar caso você não saiba o que são esses afastamentos de forma bem rápida e simples. Esses afastamentos servem para que as edificações não sejam construídas umas coladas as outras, criando espaços mais iluminados e ventilados.

Lembre-se que cada cidade tem seu código de obras e leis específicas de cada cidade. Veja o exemplo na imagem abaixo.


  1. Primeira dica: PROJETO - Primeiramente, tudo começa com o projeto. Um bom projeto saberá aproveitar o terreno de forma mais integrado e menos fechado possível. Lembrando que é praticamente inevitável que um dos lados do afastamento acabe virando corredor, mas caso vire temos umas dicas para vocês, isso vai depender do lote.Contrate um bom arquiteto. Somente ele conseguira atender com qualidade suas necessidades, o código de obras da sua região, a funcionalidade e a estética e um dos que considero mais importante o conforto dentro do espaço.

  2. Segunda dica: ACESSOS - Quando se fecha toda a casa nas laterais e abre o acesso pela frente acaba-se matando as laterais do lote, mas com uma mudança simples, abrindo um pouco mais a lateral e colocando o acesso para ela juntamente com um jardim, já se consegue aproveitar parte desse corredor.

  3. Segunda dica: JARDINS - nos jardins podemos usar e abusar de plantas com diferentes tonalidades de verde e com flores coloridas para aconchegar mais ainda o espaço, pode-se usar também dos jardins verticais, ou presos direto nos muros ou em elementos como paletes, tijolos, entre outros. As forrageiras no chão também ficam lindas e dão a ideia de quintal nesse pequeno espaço. Como mostra nas imagens abaixo. Fonte das imagens: Pinterest

  1. Terceira dica: ELEMENTOS - no mercado existem milhares de pisos diferentes que imitam pedras e madeiras (pode usar a madeira maciça também), pode colocar seixos branquinhos ou coloridos, isso vai do gosto de cada um. Pergolados também são bastante utilizados, brincar com as cores nas paredes e nos pisos. Ou seja, a criatividade não tem limites. Como mostra nas imagens abaixo. Fonte das imagens: Pinterest

Nos nossos projetos sempre pensamos no que é melhor para o cliente e para a cidade, visando sempre a melhor qualidade de vida no meio em que escolhemos viver.

Para uma edificação mais inteligente sempre procure e cobre do seu profissional responsável. Qualquer dúvida estamos a disposição através de nossos contatos presentes no site.

Obrigada!

Equipe Perelopes

#perelopesarquitetura #arquiteto #ventilaçaocruzada #arquiteturabioclimática #conforto #projetoscasas #ventilaçãonatural #site #palmas #arquitetura